25 de fevereiro de 2011

Yosakoi Soran e Grupo Sansey (parte 1)

- o que é
Naruko - obrigatório no Yosakoi Soran 

O Yosakoi Soran é uma dança contemporânea japonesa que tem feito muito sucesso lá na terra do sol nascente. Tem como principais características a alegria, energia, força e apenas duas regras básicas: o uso obrigatório do naruko (um tipo de chocalho usado antigamente para espantar os pássaros nas plantações de arroz) e o refrão do Soran Bushi em algum momento da música. Surgiu da junção do Yosakoi Matsuri – da província de Kochi no sul do Japão, e do Soran Bushi, de Hokkaido, ao norte. (mais sobre yosakoi soran em http://www.culturajaponesa.com.br/htm/yosakoisoran.html e também no site oficial do Festival Yosakoi Soran do Brasil: www.yosakoisoran.org.br)


- yosakoi no Japão

Neste ano de 2011 o Yosakoi Soran Festival completará sua 20ª edição. São mais de 300 grupos participantes, um público de 2 milhões de pessoas e apresentações muito legais. Acontece todos os anos no mês de julho, na cidade de Sapporo, província de Hokkaido. Além do Festival de Yosakoi Soran, Sapporo também é conhecida pelo Yuki Matsuri – Festival da Neve, onde são construídas esculturas fantásticas de gelo. 





- yosakoi soran no Brasil

O Festival Yosakoi Soran do Brasil terá em 2011 sua 9ª edição no mês de julho na cidade de São Paulo. Além dos grupos do estado de São Paulo, conta com grupos de várias partes do Brasil, como Paraná, Mato Grosso do Sul e até do Amazonas! A cada ano os grupos vêm aumentando seu nível técnico e tornando suas apresentações cada vez melhores!

Além do festival que acontece em SP, outro festival tem atraído os grupos de Yosakoi Soran no Brasil, o Yosakoi Soran Street Fest. Teve duas edições até hoje, uma em 2009 na cidade de São Paulo, e a outra em 2010 em Curitiba.

No próximo post vamos contar um pouco da história do Yosakoi Soran dentro do Grupo Sansey! 

Esse link é de uma apresentação nossa no festival em SP em 2009: http://www.youtube.com/watch?v=2YdMTNn3G9k


(by Arine-chan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário